31ª edição do Projeto “Verão sem AIDS” reforça prevenção, conscientização e valorização da vida na Praia Grande
Nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, a orla de Praia Grande/SP teve uma ação muito especial. Uma mobilização essencial pela vida: a 31ª edição do Projeto “Verão sem AIDS – Valorizando a Vida”. A iniciativa, promovida pela FEQUIMFAR (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo) com o apoio das entidades filiadas, reuniu dirigentes sindicais e voluntários em uma vigorosa campanha de conscientização sobre HIV/AIDS. Com participação ativa, o Químicos-ITA integrou o esforço coletivo, reforçando seu compromisso com a saúde pública e o bem-estar da classe trabalhadora e da comunidade.
Durante todo o fim de semana, a equipe, lado a lado com lideranças de diversos sindicatos da base química, abordou banhistas nas proximidades das colônias de férias. A ação foi direta e humanizada: distribuição de preservativos, materiais educativos e brindes, estabelecendo um canal aberto para conversas sobre prevenção, combate ao preconceito e valorização da saúde. O evento contou com a presença de expressivas lideranças da FEQUIMFAR e da Força Sindical, incluindo o presidente Serginho, que destacou conquistas sociais e a luta por melhores condições laborais, honrando também a memória de militantes fundamentais para a causa.

Diretores representantes do Químicos-ITA: Cristiane Pereira da Silva; Jobson da Silva Gregório e Katia Valeria Balduino Silva.
A campanha, alinhada às diretrizes internacionais da OIT, transcende a distribuição de insumos. Como explicou João Scaboli, idealizador do projeto, trata-se de uma estratégia consolidada para fortalecer o controle social e políticas públicas de saúde. O Químicos-ITA, ao embarcar nessa missão, demonstra que a atuação sindical vai além das fábricas, alcançando a sociedade com informação e solidariedade.
“Participar do Projeto Verão é um dever e uma honra para nossa entidade. Estender a mão, conversar e proteger vidas reflete o cerne do nosso ofício: cuidar das pessoas. Esta ação simboliza a luta sindical que acreditamos: ativa, presente e voltada para a valorização humana em todas as esferas”, afirma José Carlos da Silva, presidente do Químicos-ITA.
