Representante dos Químicos apresenta agenda de avanços trabalhistas ao presidente Lula na 6ª Reunião do Conselhão

Representante dos Químicos apresenta agenda de avanços trabalhistas ao presidente Lula na 6ª Reunião do Conselhão

Sergio Luiz Leite (Serginho) integra conselho federal e destaca conquistas e pautas prioritárias da categoria.

O Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável (CDESS) teve uma nova reunião nesta quinta, 4 de dezembro no Palácio Itamaraty. Sergio Luiz Leite (Serginho), presidente da FEQUIMFAR (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias. Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo) e vice-presidente da Força Sindical, representou o nosso setor e reforçou o papel ativo do sindicalismo na construção de políticas públicas. O encontro, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, fez um balanço das entregas de 2025 e traçou perspectivas para o próximo ano.

Entre os avanços destacados, estão a isenção do Imposto de Renda para rendimentos de até R$ 5 mil, o ajuste nas faixas de tributação, a redução do desemprego para 5,4% e a saída do País do mapa da fome. Na ocasião, Serginho entregou ao presidente Lula a proposta “Pilares de Nação”, um plano abrangente que visa estimular a expansão econômica com geração de empregos, sustentabilidade ambiental e redução das desigualdades, combatendo todas as formas de discriminação.

A pauta inclui mecanismos permanentes de correção da tabela do IR, o fim da isenção de tributos sobre a PLR, a redução da jornada semanal e a abolição da escala 6×1. O fortalecimento da negociação coletiva, o combate à pejotização, a equidade salarial de gênero e a redução dos juros e do spread bancário completam as reivindicações essenciais.

“Reiteramos nossas principais bandeiras: uma jornada menor, o fim da exaustiva escala 6×1, mais força para as negociações coletivas e uma transição justa diante da inovação tecnológica, assegurando que o progresso não ocorra à custa dos direitos da população trabalhadora”, afirmou Serginho.

O dirigente esteve ao lado de outras importantes vozes do movimento sindical, como Maria Auxiliadora, presidente do Sindbrinq, e Monica Veloso, da IndustriALL, simbolizando a união das categorias em torno de uma agenda comum de desenvolvimento com justiça social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *